Formação na Rede Estadual da Bahia

Aconteceu, nos dias 27 e 28 de julho, em Salvador-BA, formação com os coordenadores das unidades pedagógicas do TOPA (Todos pela Alfabetização) que, atualmente, trabalham na preparação dos alfabetizadores do programa.

Na ocasião, as educadoras e formadoras Jordana Thadei (Língua Portuguesa) e Sandra Regina Correa Amorim (Matemática) trabalharam – junto com o grupo – as melhores possibilidades para o uso da Coleção VIVER, APRENDER, sobretudo, para a utilização do volume 1, destinado à alfabetização de jovens e adultos.

Considerando que o TOPA tem como desafios superar o analfabetismo na Bahia e diminuir as desigualdades sociais e culturais entre seus habitantes, a Coleção VIVER, APRENDER  vem como uma importante parceira nessa missão: pensada para dar autonomia aos educandos da EJA, seus eixos temáticos abordam os conteúdos escolares de modo contextualizado e articulado com algumas das áreas mais relevantes da atualidade, tais como identidade pessoal e cultural, sexualidade, meio ambiente, trabalho, consumo, participação política e direitos humanos.

A atividade realizada com os coordenadores das unidades pedagógicas do TOPA e as formadoras Jordana Thadei e Sandra Regina Correa Amorim, na Bahia, é importante principalmente porque amplifica – e, depois, multiplica – as opções de trabalho com a Coleção VIVER, APRENDER na região.  Depois de receber orientação, os coordenadores do TOPA podem ajudar todos os alfabetizadores do programa na tarefa de articular os conteúdos escolares às experiências de vida e ao cotidiano dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos, levando em consideração suas características e diversidades e provendo um aprendizado mais efetivo.

Confira, a seguir, algumas fotos da formação:

20150727_165948 CERTO

20150729_085702[1]

 

E você? Já participou na sua rede – estadual, municipal ou federal – de alguma formação para utilizar o material didático adotado para a EJA? Gostaria de participar? Conte-nos um pouco da sua experiência sobre o assunto na nossa página no Facebook.

Carregando...