Conheça o CEAAL!

Em 1982 foi criado o Conselho de Educação de Adultos da América Latina, que depois se transformou em Conselho de Educação Popular da América Latina e Caribe.

O CEAAL foi concebido como uma rede de organizações não-governamentais que tinham como elo comum a defesa da educação popular. Seu primeiro presidente foi Paulo Freire, sendo atualmente presidido pelo costarriquenho Oscar Jara. No presente, podem se associar também indivíduos interessados na educação popular sem necessariamente estar vinculado a uma instituição. O CEAAL realiza reflexões, produz sistematizações, ensaios, livros e encontros com a finalidade de construir um pensamento crítico acerca das questões relacionadas à América Latina, tendo a educação popular como metodologia e estratégia de atuação. Sua missão é “Fortalecer as capacidades e a formação integral dos educadores e educadoras populares”.

Para o CEAAL, a educação popular deve ser um caminho para a construção de um novo conhecimento, que tenha um sentido libertador, embasado em uma pedagogia crítica, democrática, uma pedagogia do diálogo que tem como ponto de partida a experiência e vivência dos atores sociais.

O CEAAL publica também a revista La Piragua reunindo artigos, experiências e reflexões sobre a América Latina. Existe também um site da instituição que publica periodicamente uma carta com notícias relacionadas aos seus afiliados em diferentes países.

Aproximar-se do CEAAL é uma forma de ampliar nossa compreensão sobre os possíveis caminhos de atuação junto a jovens e adultos no campo da educação levando em conta sua articulação com as questões sociais e políticas que vivem.

Carregando...