i

Coleção Viver, Aprender

1° Segmento - Alfabetização

Cultura escrita, trabalho e cotidiano

Este material foi criado para pessoas jovens e adultas que desejam continuar aprendendo por toda a vida e, mais especificamente, iniciam a alfabetização em programas de EJA. Se considerarmos que a alfabetização está diretamente relacionada à conquista da cidadania, podemos afirmar que o domínio do sistema de escrita se coloca como exigência essencial para que pessoas excluídas de seus direitos sociais possam ter acessos a bens culturais capazes de fortalecê-las na luta pela conquista e garantias de seus direitos.

O livro oferece a possibilidade de conhecer mais o mundo da escrita e dos números a partir da articulação entre esses novos saberes e os conhecimentos já adquiridos ao longo da trajetória de vida pessoal e profissional de cada um. Contempla aspectos da diversidade cultural brasileira, promove o respeito humano e a tolerância, além de possibilitar o diagnóstico da realidade local e a tomada de consciência sobre as condições de vida e trabalho de jovens e adultos.

A obra integra propostas para o aprendizado da linguagem escrita e noções básicas de Matemática. O livro do estudante está organizado em sete capítulos voltados à investigação da realidade local e à mobilização de todos os envolvidos nesse processo, para lidarem com questões que afetam o cotidiano.

 

Autores: Jordana Thadei, Márcia Mendonça, Maria Amábile Mansutti


Vídeos

Alfabetização - Matemática
Alfabetização - Língua Portuguesa

Carregando...