Coletiva Jovem

O que
NÓS
PODEMOS
CONSTRUIR?

O que nós podemos construir no campo do trabalho e da geração de renda?

Coletiva Jovem é um projeto de pesquisa e ação que reúne pesquisadores/as, organizações e jovens da cidade de São Paulo. Nosso objetivo é buscar a construção de políticas públicas de geração de trabalho e renda para jovens de regiões periféricas que considerem a melhoria das suas condições de trabalho e a relação com outras dimensões das trajetórias juvenis.

Para isso, discutimos demandas, vivências e possibilidades de atuação das juventudes no campo do trabalho e renda e apoiamos a conexão de redes de coletivos e negócios de jovens das periferias Sul e Leste.

Queremos nos conectar com vocês - jovens ou coletivos juvenis - que estão na correria, trabalhando dentro ou fora de seus coletivos ou em pequenos negócios e preocupados/as com a geração de trabalho e renda para as juventudes!
Poligono

QUEM
SOMOS


Somos parte da Coletiva Jovem - um projeto de pesquisa e ação para suporte aos coletivos e negócios juvenis que atuam nas periferias de São Paulo e Buenos Aires, realizado com apoio da FAPESP e do IDRC. Em São Paulo, o projeto conta com a participação de pesquisadores e pesquisadoras da UFSCar/ Campus Sorocaba, Unifesp Leste, USP, FGV-Adm. Pública e parceria da Ação Educativa, além de jovens e coletivos que participaram da primeira etapa da pesquisa.

Apoio: Logotipo da Fapesp

A PESQUISA


PARA SABER MAIS, BAIXE OS PRIMEIROS RESULTADOS DA PESQUISA!

Durante a pesquisa-ação, geramos conexões entre todos que fizeram parte: 17 jovens pesquisadores entraram em contato com 206 jovens da Zona Sul e Leste de São Paulo que buscam gerar trabalho e renda a partir de seus coletivos e/ou negócios.

Essa etapa da pesquisa teve o objetivo de conhecer a área de atuação, o nível de formalização e as demandas e dificuldades vividas pelos jovens nos negócios/coletivos, por exemplo: os suportes que recebem e que reivindicam, as várias discriminações vividas em seus cotidianos e os modos como as enfrentam, como estão vivendo a pandemia de covid-19 e quais os seus planos para o futuro. Realizamos, também, uma avaliação das políticas públicas e das ações da sociedade civil dirigidas a jovens, em especial no campo do trabalho.

Realização

Aguarde Novidades!

Fale Conosco: coletivajovemfapesp@gmail.com